Data: 04-04-2012
Criterio:
Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Apesar da espécie apresentar declínio continuado em extensão e qualidade de habitat, e estar sujeita a situações de ameaça, faltam informações suficientes para uma avaliação criteriosa do risco de extinção.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Gomphrena scandens (R.E.Fr.) J.C.Siqueira;
Família: Amaranthaceae
Sinônimos:
Publicada originalmente por Fries, Siqueira (1991) propôs uma nova combinação para este táxon. Estabeleceu então a seção monotípica Pseudogomphrena (R.E. Fries) J.C. Siqueira, constituída apenas por G. scandens. Esta seção difere dos demais gêneros pela presença de pseudoestaminódios no tubo estaminal, alternando com as anteras sésseis. O habito, as folhas e a pilosidade de G. scandens são semelhantes a G. vaga, sendo que estas são as únicas duas espécies que ocorrem em ambientes florestais (Siqueira, 1991).
Aparentemente suas subpopulações naturais vêm sofrendo redução, já que não existem registros deste táxon desde a década de 1940 (Biodiversitas, 2005; CNCFlora, 2011). Foi considerada escassa/ rara (Biodiversitas, 2005).
A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados da região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo) (Marchioretto et al., 2012).
Planta subarbustiva, ocorrendo em Formações florestais (Siqueira, 1991) e Campestres (Marchioretto, 2009) associadas ao Domínio Fitogeográfico Mata Atlântica (Marchioretto et al., 2012).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
A espécie vêm sofrendo com a perda de seu habitat, oriunda principalmente pela degradação deste e consequente declínio das condições ambientais ótimas para a perpetuação da espécie (Biodiversitas, 2005).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente Ameaçada de Extinção. Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Área de Proteçao Ambiental da Região Serrana de Petrópolis, RJ e NO Parque Nacional da Serra do Cipó, MG (CNCFlora, 2011).
3 Research actions
Situação: needed
Observações: Espécie que demanda maior esforço de coleta, uma vez que os últimos exemplares foram coletados na década de 1940 (Biodiveritas, 2005).
5.7 Ex situ conservation actions
Situação: needed
Observações: A espécie não se encontra em cultivo (Biodiversitas, 2005) e não possui nenhuma ação especifica para sua efetiva conservação.
- SIQUEIRA, J.C IN: RIZZO, J.A. Amaranthaceae. 1989.
- JOSAFÁ CARLOS DE SIQUEIRA. O gênero Gomphrena L. (Amaranthaceae) no Brasil. Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1991.
- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>.
- MARCHIORETTO, M.S. Amaranthaceae. 2009.
- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação pessoal da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
CNCFlora. Gomphrena scandens in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gomphrena scandens
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41